PAP NOEL COM TAMBOR

Materiais: 






















    Lista de materiais:
    30X 35 cm de tecido para o rosto e corpo;
    36X74 cm de tecido vermelho para o chapéu, calças e braços;
    75X55 cm de tecido poá para as pernas e casaco;
    30X72 cm de manta acrílica, bem fininha, a que usamos em bordados a máquina ou para aplicações com um lado termo-colante;
    lã para o cabelo e barba;
    fita de veludo;fita xadrez;linha de bordar (mouliné) branca;
    palito de madeira;papel ou acetato para os moldes;
    plumante;
    material básico de costura ( tesoura, alfinetes, agulha, máquina, ferro, etc.).
    CORPO E CHAPÉU:
    Depois de feito os moldes em papel grosso, no tecido para a pele, marcamos uma diagonal com uma régua, usando a linha do molde como guia. 

    Nesta marcação, colocamos o tecido para o chapéu (retângulo de 15X10 cm ), direito sobre direito, no sentido que aparece na foto e costuramos. Pode-se marcar uma linha a lápis usando a régua para facilitar esta costura e ficar como no molde. (temos que deixar uma margem de costura). 

    Abrimos a costura com o ferro ou com o vincador, ver foto do avesso.

    Avesso

    Direito
    Dobramos o tecido, fazendo coincidir as costuras, direito sobre direito.

    Passamos o molde para o tecido, cuidando para a costura ficar bem na linha do chapéu.

     Costuramos ( para facilitar as curvas usamos uma largura de ponto de máquina pequena, de 1,8 a 2). Damos pequenos piques com a tesoura em toda a volta e principalmente no pescoço, nariz e chapéu. 
     Viramos para o direito e enchemos com o plumante.
    Dobramos 1 cm em toda a volta da abertura e fechamos com alfinetes, vincando o tecido, para depois costurarmos à mão as pernas, conforme adiante.

    Braços e pernas:


    Passamos os moldes para os tecidos escolhidos, costuramos, cortamos, fazemos os pequenos piques em toda a volta, viramos e colocamos o plumante. Dobramos 1 cm nas aberturas, vincando. 

    Braços:

    Dobra vincada, alfinete para segurar.
    Depois viramos para dentro com a ajuda de um palito.


    Costuramos com pequemos pontos, fechando os braços. Colocamos logo abaixo do pescoço do Noel (um dedo, mais ou menos). Costuramos por trás dos braços, deixando-os próximos ao corpo ( quase na posição asas de pinguim).

    Pernas:
    Fechamos o meio do corpo, parte do bico do molde, colocamos as pernas e fazemos o fechamento com pequenos pontos, primeiro uma perna depois outra. Não há necessidade de fecharmos as pernas e o corpo separadamente.


    CALÇA:
    Com o tecido dobrado, copiamos o molde para o tecido, duas vezes.
    Recortamos deixando uma margem de costura de 1cm. Abrimos, colocamos uma parte sobre a outra e costuramos o gancho da calça.
    Depois abrimos bem estas costuras ( passando o ferro ou o vincador) e damos uns pequenos piques com a tesoura na parte da curva do gancho, ajuda a assentar melhor o tecido, não fica repuxando depois no corpo.
    Costuramos as pernas. Para a emenda do gancho ficar bem certinha, eu costuro primeiro uma perna, no sentido do gancho para a barra e depois a outra ( normalmente a máquina "puxa" o tecido de cima diferente do tecido de baixo, pouca coisa, mas acontece, e pode fazer desencontrar a costura bem no centro). Depois de costurarmos, abrimos as costuras, viramos para o direito e vincamos a barra e a cintura.
    Na marca, fazemos uma costura para franzir e viramos para dentro a bainha, ajustando a calça às pernas, podemos fixar com uns pequenos pontinhos na altura que julgarmos melhor.
    Repetimos o mesmo procedimento na cintura e costuramos para a calça não cair.


    CASACO:
    Dobramos o tecido para as costas, assim como fizemos com a calça, e usamos o molde na linha mais externa ( no molde temos duas linhas, a externa é para as costas e a interna para a frente). Marcar os moldes para a frente (quem quiser um casaco aberto terá que deixar uma sobra de tecido para virar ) e para as mangas. Para o bolso, dobramos o tecido como mostra a foto.
    Cortamos na manta fininha ou numa entretela com um lado colante, a frente e as costas do casaco. Aqui, eu separei a frente, mas podemos fazê-la (é assim no original) numa peça só. As mangas e o bolso não tem manta. Com o ferro não muito quente "colamos" a manta no casaco.
    Costuramos os ombros, viramos e costuramos a fita de veludo ou pode ser de cetim ( 3mm) na parte do fechamento do casaco. Se vocês fixaram com o ferro na manta inteira é só colocar a fita no lugar e ir costurando com a linha de bordar com pequenos pontos do decote até a barra. Prendemos o bolso da mesma maneira.
    Fazemos o bolso duplo, costurando em toda a volta, recortamos, damos pequenos piques e abrimos uma fenda em um dos lados para virarmos. Passamos e colocamos no lugar.

    Colocação das mangas: Marcamos o meio da manga e na costura do ombro aberta, colocamos a mesma, do meio para os lados, em cima da linha do molde, podemos alinhavar para facilitar. Feito um lado e outro, costuramos à máquina. Fazemos pequenos piques na parte arredondada. Abrimos as costuras.
    Costuramos as laterais e as mangas, viramos e marcamos as bainhas mangas e casaco.

    Cortamos uma tira de 3 cm de largura por 1,40 cm de comprimento. Passamos uma costura à máquina para franzir bem no centro da mesma (usamos a largura do ponto de 4,5 a 5). Com cuidado, vamos puxando uma das linhas e franzindo a tira. Costuramos o "frufru" na barra do casaco.

    Aprontamos o casaco e vamos vestir o nosso Noel! Abaixo, o detalhe da costura do punho, que é feita da mesma maneira que colocamos a calça.
    Finalização do chapéu:
    Dobramos o tecido, passamos o molde para o mesmo e costuramos toda a volta, deixando uma abertura na parte de baixo para virar. Fazemos pequenos piques, principalmente nas curvas, para assentar o tecido e viramos.


    Com a linha de bordar ( 2 fios), fazemos pequenos pontos em toda a volta, como fizemos no bolso. Podemos usar também linha de pesponto para este acabamento. Colocamos na base do chapéu do nosso Noel e prendemos na frente com uma alfinete. Depois, inclinando, prendemos atrás na nuca (ver segunda foto).



    Na parte da frente, costuramos com pontinhos invisíveis, prendendo este ao chapéu, só na parte de cima. Aguardamos a colocação da barba para fazer o restante.
    Marcamos os olhos com alfinetes, e no lugar escolhido, fazemos pequenos pontos com a caneta permanente, podemos usar a Pigma Micron 01 ou 005.

    Fazemos as maçãs do rosto com o brush.
    Barba:
    Enrolamos a lã nos dedos da mão e amarramos em uma extremidade.


    Fixamos a barba abaixo do nariz e subindo nas laterais. Podemos aproveitar a lã que usamos para amarrarmos a extremidade para segurá-la no lugar com pontos invisíveis e linha de bordar (ver foto abaixo).

    Fazemos tufos menores e prendemos de cada lado da cabeça, por baixo dos protetores de ouvidos. Terminamos de fixá-los. Podemos dar formato em "V" ou em "U" a barba e também prendê-la ao casaco com pequenos pontos.

    Laços:
    Cortamos na fita de veludo quatro pedaços de 8cm e fazemos os laços conforme as figuras abaixo.

    Prendemos no casaco o primeiro laço a aproximadamente 2cm da barba e os restantes distribuímos uniformemente abaixo deste ( marcação com alfinetes na foto).



    Tambor:
    Os materiais utilizados são cola em bastão, fita dupla face (0,5 cm), fita de tecido para a alça(em torno de 32 cm). Para as baquetas usamos pequenos bastões de madeira de 8 cm de comprimento e a espessura de 3mm ( é a mesma espessura do palito de fósforo grande que aparece na foto) e contas de madeiras para colocarmos numa das extremidades. Para colocarmos as contas de madeiras usamos um estilete e fazemos a ponta como num lápis.

    Recortamos as peças do tambor. Fazemos um cilindro com a parte em branco e fechamos com a fita dupla face. Colocamos, na parte superior e inferior do cilindro, a fita dupla face em toda a volta. Fixamos a base no cilindro, fazendo aderir as abas na fita dupla face. 



    Antes de repetirmos o mesmo com o topo para fecharmos o tambor, enchemos com plumante ou outro material o interior do tambor. Colocamos, novamente com a ajuda da fita dupla face, a alça do tambor. Por fim. colamos com a cola em bastão o papel decorado, cobrindo assim e dando acabamento perfeito.
    Colocamos as baquetas no bolso e penduramos o tambor. Podemos colar a mão do Noel no tambor e as baquetas no bolso, mas é opcional. E o nosso Noel está pronto!!!



    3 comentários:

    1. Seus papa são excelentes! Que tecido vc usou para fazer o corpo do papai Nobel? Essa cor está linda! Obrigado

      ResponderExcluir
    2. É perfeito demais!!!!!!!!!!!!
      Eu amo teu trabalho incrível!
      Obrigada Helô!
      Um abraço enorme!

      ResponderExcluir

    Obrigada pela visita!!
    Fico imensamente feliz com seu comentário.
    Deixe seu e-mail se precisar de alguma coisa.
    Volte sempre!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...