PAP - TILDA DE PIJAMA


INFORMAÇÕES E MATERIAIS PARA O SAL

  
Relação de Materiais:
- tecido para a pele
- tecido para o corpo
- tecido para as asas     
- tecido para o pijama
- fita ou grega para enfeite
- cordão ou soutache de seda
- linha para bordar
- lã para o cabelo
- plumante
palito de madeira, alfinetes, agulhas (bordar e costurar), papel para os moldes com gramatura maior que 120 gr, linha para costurar, etc.



PRIMEIRO OBJETIVO SAL TILDA ANJA DE PIJAMA
PASSO A PASSO:
1- Passar para o papel CRAFT os moldes da cabeça/corpo, braço e perna.
2- Cortar uma tira de 12X48 cm do tecido escolhido para a pele e  uma tira de 25X48 cm do escolhido para o corpo,  e costurar  formando um retângulo. Passe bem abrindo a costura no avesso, um pé de máquina é a largura das pontas de tecidos no avesso. O tecido do corpo será a roupa por baixo do pijama. Eu escolhi branco.
3- Dobre o retângulo, fazendo coincidir costura com costura, pelo avesso, ver a primeira foto abaixo. E coloque o molde em cima do tecido. A costura  que fizemos antes fica na altura da linha forte do molde. Risque o tecido com uma linha fina. Eu uso lápis 6B bem apontado, assim tenho uma linha forte e bem fina.


 4- Costurar bem em cima da linha riscada deixando a parte de baixo do corpo sem costurar. O comprimento do ponto na máquina de costura é pequeno ( 1,9 ou 2 ) que facilita a costura das curvas (arredondadas e sem bicos). Depois passe bem a ferro e recorte deixando uma margem de  0,75 a 1 cm. Faça pequenos piques principalmente nas curvas para assentar melhor o tecido.
5- Virar  e passar mais uma vez.
6-  No tecido escolhido para a pele dobramos mais um retângulo para pernas e braços. Copiamos os moldes. Costuramos na linha, passamos a ferro, cortamos,  e viramos para o direito. 
Detalhe de como virar os braços e as pernas, da extremidade fechada para a aberta usando o palito de madeira. O mesmo palito ajuda também a abrir a costura por dentro.


Primeiro objetivo concluído!



SAL ( abreviatura de  Stitch-A- Along, bordar à distância, um grupo bordando junto, usando o mesmo risco de bordado mas variando fios e cores) que começou com bordadeiras, depois "patchworkeiras" e ficou o conceito de fazer juntas um trabalho dividido em partes (objetivos) e numa sala virtual apresentar os resultados. 
Nosso segundo objetivo será rechear com plumante e colocar o cabelo. Estão prontas?  A nossa "anja" terá 63 cm e ela é a mesma em todo o Tilda Atelier e conforme mudamos a roupa temos uma nova ( de pijama, em azul, com pássaro, atelier e  de casaco de feltro).
Vincar nas extremidades abertas uma dobra de o,50 cm, onde vamos costurar depois.
Nossa Tilda tem braços muito finos e pernas bem torneadas. Coloquem as peças já costuradas e observem panturrilhas, coxas, antebraços, tudo bem delineado, curvas e mais curvas. O plumante precisa ser colocado nas extremidades finas dos braços e pernas. Faça uma pequena bolinha e vá até a ponta, isto ajuda a não ficar vazia pois a tendência da fibra é subir. O ideal é colocarmos o plumante de tal forma que a pele não fique parecendo " a temida casca de laranja", rsrsrs, até Tilda, então todo o cuidado, vá com calma. 

Outro detalhe importante na colocação do plumante é o pescoço. Aqui, também, temos que ir colocando o plumante e segurando para ele não sair do lugar senão teremos muitas rugas.

O braço enchemos todo até a linha vincada. A perna até a metade, observando pé, canela e panturrilha, um pouco acima marcamos (altura do joelho) e fazemos uma costura. Na parte superior da perna não colocamos o plumante até a dobra vincada, deixamos um espaço para que ela possa sentar.  Colocamos as pernas na posição certa, com a curva da coxa e da panturrilha para fora e encaixamos no corpo e prendemos com alfinetes, conforme a foto abaixo.

Depois costuramos com pequenos pontos bem nos vincos que fizemos anteriormente. O mesmo com os braços.

Cabelo: Com o lápis marque onde será o cabelo, uso a régua para ficar na mesma altura.
Com a linha de bordar mouliné de algodão ( por exemplo: Anchor- Coats, DMC ), usando os seis fios,  fazemos a base do cabelo. 
Depois distribuímos seis alfinetes conforme a foto. Os dois dos lados são bem no fim do nosso bordado anterior.

Com a lã escolhida ( usei a pérola da pinguim), começando na parte de baixo da cabeça, ir passando a lã pelos alfinetes, sempre voltando para os que estão ao lado da cabeça.
 Quando a cabeça estiver toda coberta com a lã, usando a mesma linha de bordar só que agora dois fios, prendemos com pequenos  pontos a lã na cabeça.  Prendemos onde estão os alfinetes, no contorno do bordado, na parte de trás da nuca, etc. 
 Aqui coloquei dois pequenos alfinetes para marcar os olhos. O bom de usar o alfinete é que não gostando da posição podemos mudar e gostando é só fazer o ponto bem onde está o furo do alfinete. Mas vamos terminar esta parte no próximo e último passo, na semana que vem.
Na foto abaixo, o meu segundo objetivo concluído. 


Em tempo, umas fotos mais detalhadas da colocação dos braços.
O braço tem uma inclinação na parte aberta e este é o lado que fica para fora. Colocado ele fica quase encostando no quadril.
Fixar com alfinetes , costura com costura, ver segunda foto. E costurar com pequenos pontinhos.

TERCEIRO OBJETIVO
Chegamos ao terceiro e último objetivo do nosso SAL.  Parabéns a todas pela dedicação e capricho e por tornar este SAL uma festa, explico: nos e-mails, comentários e post descubro que vocês não estão sozinhas quando fazem os seus objetivos, ou há uma filha, ou  uma neta, ou  uma mãe, ou  uma sogra, e em alguns casos temos neta, filha e mãe, três gerações,  fazendo, participando, assistindo, curtindo, sonhando, querendo uma Tilda, uma festa. E este "clima" reflete-se aqui e com toda segurança no nosso resultado final. Então, vamos vestir a nossa "anja"???
Junto a foto da Tilda Pijama ( em rosa) temos a chamada "Anja" em Azul (tradução minha).  A diferença entre elas é um casaco para a primeira e um robe para a segunda, mas a base ou melhor o molde é o mesmo. Então, já escolheram qual vão fazer?  Começamos fazendo os moldes das asas, da calça e do casaco em papel craft. Este PAP vai ser longo, preferi tirar mais fotos, mas não tão trabalhoso.  Faremos o casaco, a calça do pijama, a asa e completaremos o rosto.

Casaco ou robe: Passamos os moldes para o tecido escolhido.

Para a frente,  colocamos o molde no tecido, marcamos e depois viramos o molde e marcamos outra vez. Um para a direita e outro para esquerda, imagem espelhada, ver a segunda foto.
Cortamos o tecido deixando uma pequena margem para a costura. Costuramos os ombros e fazemos a bainha da manga. Depois colocamos a faixa da cintura na altura da mesma e entre os tecidos (frente e costas), conforme foto abaixo, prendendo com um alfinete para não desmarcar. Costuramos as laterais e mangas. Passamos a ferro para abrir as costuras e fazemos a barra.
Colocamos a fita ou a grega  escolhida na barra. No original a fita fica a uma altura que deixa ver uma pequena parte do tecido antes da barra, na de casaco curto esta fita tem 2,5 cm e na de casaco longo 1 cm.  Fazemos a seguir a bainha em toda a volta (frente e decote), primeiro alinhavando e aproveitando para colocar a outra parte da faixa da cintura. 
 Colocação da faixa.


Depois costuramos a máquina.
Vestido pronto.
CALÇA:
Passamos o molde para o tecido.
Costuramos as laterais, passamos a ferro para abrir as costuras, fazemos a barra e colocamos a grega ou fita.
 Costuramos o gancho.
Por último,  costuramos a parte interna das pernas e fazemos o acabamento da cintura.
Colocamos no corpo e fazemos pequenas pregas para ajustar e costuramos com pequenos pontos. Detalhe: a calça é mesmo no quadril.  
ASA:
Costuramos a asa e viramos para o direito. 
Fazemos com o vincador a marcação para as pequenas costuras conforme o molde e costuramos na marcação. 
Colocamos o plumante e fechamos a abertura com uma costura invisível.
ROSTO:
Podemos usar para os olhos caneta permanente ou tinta para tecido e para as bochechas, o "blush"  de maquiagem.

Vestimos a boneca com o robe ou casaco e colocamos a asa nas costas, prendendo ao corpo com pontos invisíveis.  E a Tilda está pronta.




Dica ( um segredinho meu): antes de vestir a Tilda, aplicar com uma seringa um pouco de óleo perfumado no plumante do corpo, bem no centro para não manchar o tecido. 

41 comentários:

  1. Oi Helô!
    Sua Tilda ficou LINDA!!!!!!
    Estava procurando uma Tilda de pijama e a busca do google me indicou seu blog.Tenho uma encomenda pra fazer para um quarto de menina,então achei que deveria estar de pijamas,Seu PAP está perfeito!Só que não tenho experiência necessária para fazer no olhômetro,precisaria das medidas do molde do pijamas,será que voce pode me enviar?Ou então a folha do molde?Fiz uma Tilda para presentear uma amiga,postei lá no meu blog,passa lá pra ver se vc aprova,obrigada desde já pela ajuda,bjs
    www.artesdabodela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei suas explicações! Queria fazer uma pra mim , mas não sabia como. Muito obrigada por dividir conosco. Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helô!!!Conseguiiiiiiii!!!!!!!!!Graças à sua ajuda com esse maravilhoso PAP!Até que ficou bonitinha,queria mandar pro seu email para vc ver,mas como não tenho postei no google+ e vou postar no meu blog,assim vc pode ver como ficou,obrigada um montão de vezes!bjs

    ResponderExcluir
  4. Puxa Helô!!!
    Que PAP esclarecedor!!! Tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas,que máximo!!!
    Principalmente como fazer o cabelo.

    Obrigada por sua visita luxuosa!!!
    A vontade pra voltar quando quiser.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. parabens vç e uma pessoa iluminada porDeus nao tem medo de ensinar que tenhas ideias maravilhosas bjs

    ResponderExcluir
  6. parabens queDeus lhe de muitas imaginaçoes vç e uma pessoa abençoada por Deus tanto prova que nao tem medo de ensinar bks nanyrabelo03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. parabens,quanto mais voce ensina mais vai surgir ideias novas póprque o eguismo so faz a pessoa ficar pequena.voute dar uma dica se voce quer o pano mas moreninho deixe de molho uma noite em chá preto, para um litro de agua 10 saquinhos.beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Helô, estou encantada com seu blog e com sua generosidade em compartilhar o que sabe!
    Puxa, como é difícil conseguir achar um PAP dessa boneca linda, estou a três dias na net e não consigo achar nada que me esclareça algumas duvidas(como o cabelo e o tamanho original dos moldes)!!
    A sua explicação está divina, mas gostaria de saber se vc pode me ajudar quanto aos moldes, pois quero muito fazer uma Tilda pra minha filha e não sei qual o tamanho real, na net, cada molde que acho tem tamanhos diferentes!!
    Fiquei muito confusa (o que não é dificil no meu caso)! rs
    Te agradeço pela atenção e se puder ajudar, ficarei muito feliz e caso não possa, tudo bem!
    Muitas bjks e obrigada!

    kika-tavares@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Helô, em primeiro lugar meus parabéns, sua explicação está ótima e a Tilda é linda.
    Você falou em ateliê, daí concluí que vc tem um, onde fica? Fiquei curiosa pra ver seus trabalhos, seu ateliê deve ser lindo.
    Tenho uma netinha de 3 meses e queria fazer uma boneca destas, mas não tenho os moldes. Você sabe onde posso conseguir?
    Muito Obrigada e mais uma vez meus parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. VOCÊ É UM AMOR!!! OBRIGADA POR COMPARTILHAR!!! KISSES!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Helô! Ameiiii o seu pap. Muito bem explicado, fotos bem detalhadas. Parabéns. Há um tempo atrás comprei um livro tilda mas até hoje não me aventurei porque fico com preguiça quando penso no trabalho que vai dar pra virar as pernas e braços, mas no seu papi parece tão fácil que talvez eu me arrisque em breve.... rsrs
    Beijos e obrigada por compartilhar! :)

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa para fazer Tildas, mas estou buscando a maior quantidade de informações possível do assunto. Obrigada por compartilhar um PAP tão cheio de detalhes. Bj. Jane .

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!! Vc é d+!!! Obrigada por compartilhar esse pap super detalhado!!!
    Parabéns pelo talento!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ola HElO!
    Sou um executivo que gosto de artes manuais quando chego em casa a noite. E decidi tentar fazer uma tilda... me encantei e ja fiz umas 8 cada uma em estilo diferente, embora respeitando os traços e jeitos da arte.
    Esse pijama eu nao sei fazer e sem o molde fica meio dificil para mim (risos), voce poderia compartilhar ele comigo?
    Se puder te agradeço imensamente.
    Rolemberg Araujo
    rolembergaraujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS MINHA QUERIDA, PELA SUAS EXPLICAÇÕES
    SÃO PERFEITAS.
    WWW.ELO7.COM.BR/PAPUCCI

    ResponderExcluir
  16. OI Helô, que maravilha esse pap da Tilda, sempre quiz fazer uma e achava que não conseguiria só pelas fotos, mas com sua explicação acho que vou me arriscar, só tenho medo de me apaixonar e não querer fazer outra coisa, pois elas são lindas demais, obrigado por compartilhar e se precisar de alguma coisa é só falar. Beijosss

    ResponderExcluir
  17. É uma inspiração só.....não sossego enquanto não fizer uma Tilda. São mesmo lindas...parabéns....

    ResponderExcluir
  18. Amei as Tildas...agora tenho que fazer uma...pra começar...parabéns seu trabalho é lindoooooooo.

    ResponderExcluir
  19. O seu blog é muito lindo....adorei as explicações. Quero fazer uma ou várias Tildas ( se eu conseguir , é claro ) mas não sei por onde começar. Por ex: onde consigo os moldes do corpinho dela ? E tb como saber as medidas da sua roupinha ? Se puder , por favor me ajude. Obrigado. Yara

    ResponderExcluir
  20. Ola amiga ,qual o nome dessa la q vc usa??????obrigada bjusss
    sinaracunha2008@gmal.com

    ResponderExcluir
  21. eu amei a idéia de publicar a Tilda! me ajudou muito e obrigada pela atitude bela que voce teve de compartilhar.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!Gostei muito do seu Blog! Sou uma viciada em Tildas e tenho procurado melhorar a cada dia.O seu PAP é bem didático e vai me ajudar a melhorar a confecção delas. Qual o melhor tecido para fazê-las? Você as costura à mão né?
    Aguardo resposta e me visite ok?

    http://raquelmchagas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do seu Blog! O PAP é muito didático e vai me ajudar a melhorar a cada dia. Só umas perguntinhas:
    Qual o melhor tecido para fazer as Tildas? (inclusive as mini) e você costura todas à mão?

    Aguardo resposta e me visite no raquelmchagas.blogspot.com.br

    Abraços

    Raquel Chagas

    ResponderExcluir
  24. Oi, Helô
    Linda sua Tilda!E só posso te elogiar pela generosidade em compartilhar esse tutorial maravilhoso!
    Tone Finnanger realmente conquistou muita gente mundo afora. Tenho várias amigas virtuais que fazem Tildas e acho que vou acabar me rendendo aos encantos dessa doll, apesar de uma certa resistência ao seu rostinho sem boca e sem nariz!! Se bem que ultimamente tenho visto Tildas narigudinhas :)
    Helô, tenho colecionado os melhores tutoriais de Tilda que vou encontrando na Net - incluindo o seu!! - Sinceramente estou muito tentada a fazer uma...
    Uma dúvida que surgiu é em relação ao tecido. O que tenho visto são dolls confeccionadas com tecidos em tons mais escuros, até mesmo no site oficial da Tone (aliás, desatualizado desde 2011). Sei que é algodão e há pessoas que tingem o algodão cru com chá, para escurecer. Eu gostaria de fazer a minha com algodão cru na cor natural dele... Há alguma restrição a isso?
    Agradeceria muito se pudesse me responder e deixo o meu e-mail:
    gertze@ig.com.br

    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  25. Lindas, e o seu pap MARAVILHOSO, esclarecedor. Também fiz algumas Tildas (não essas) passa lá no meu blog e faz uma visita, ficarei muito feliz, sua opinião é muito importante para quem ta começando.
    Abraços e obrigada pelo pap. Liliane!
    pespontoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Amei o seu trabalho!!! Parabéns!!!
    Os pap são bem explicadinhos!!!
    Ainda não fiz nenhuma tilda, mas sou fã!!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  27. Nossa estava buscando por uma Tilda e achei seu blog.
    Parabéns pelo carinho e generosidade ao fazer este pap.
    Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  28. OHHH Helô , adorei as explicações de realizar a montagem de chama-a não terminava de me decidir por temor a colocar mau o cabelo , assim tudo é mais fácil , te ficaram preciosas.
    Obrigado por compartilhar.
    Beijos
    Nieves / Edurne.

    ResponderExcluir
  29. Olá, as fotos da roupinha não esta aparecendo no blog, vc outra publicação onde eu possa ver as fotos, ou me mandar por email? Meu email é: dalilajuliao@gmail.com. Se for possivel agradeço.

    ResponderExcluir
  30. adorei as dicas obrigada pelo carinho parabéns pela iniciativa de colocar o odo de de fazer.....

    ResponderExcluir
  31. Amei cada detalhe. Irei definitivamente criar coragem e fazer a minha.
    Tomei a liberdade e postei em minha página,e claro, sem esquecer dos créditos.
    É tão difícil encontrar no Brasil quem faça com essa riqueza de detalhes que foi impossível não fazê-lo.

    Bjus Helô e parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Muito legal seu pap, bem pedagógico. Acho que vou tentar fazer, pois comprei este molde já faz algum tempo e não me animei... Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. adorei , muito lindas suas tildas, parabéns

    ResponderExcluir
  34. Que pessoa abençoada e generosa,vc "e incrive'l bjs...

    ResponderExcluir
  35. Nossa! Amei, era tudo que eu eatava precisando,parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  36. voce e uma artista.amai seu site . talvez eu e passe o email da minha mae. ela quer se formar em artes visuais.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns!!! Amei.Obrigada pela dedicação e carinho. Deus te abençoe sempre. Carinhosamente

    ResponderExcluir
  38. Nooossa!! Amei seu PAP! Já apreciava a Tilda, mas nunca tinha feito.
    Estou finalizando a minha primeira!!
    Beijocas e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê Monteiro,
      Obrigada!!! Fico feliz que estejas finalizando a tua primeira, porém vou te avisar que tu não vais mais querer parar. Seja bem-vinda sempre por aqui.
      Um grande abraço,
      Helô

      Excluir

Obrigada pela visita!!
Fico imensamente feliz com seu comentário.
Deixe seu e-mail se precisar de alguma coisa.
Volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...