quarta-feira, 5 de junho de 2013

Visita à Fiolã

Mesmo contra a vontade andei ausente. A placa de vídeo se foi e eu tive que aguardar a troca, uma longa espera, uma sensação de ficar fora do ar e realmente eu estava.  Acompanhei  e-mails, comentários e alguns até respondi com o Tablet, mas definitivamente não é a mesma coisa e escrever no mesmo  quando ele resolve "ajudar" é  um perigo!! Mas enquanto longe do mundo virtual, fiz um passeio real com o grupo de tricô, o Tricô Tchê. Visitamos a Fiolã e acompanhamos uma demonstração de como obter o fio de lã artesanal para os nossos trabalhos. Sensacional!!! Eu adorei a roca,  o tingimento, o astral do lugar!
Pessoal do grupo que foi ao passeio
 Tomamos chimarrão, comemos pinhão, vergamota, cucas, etc, etc... Um dia frio mas com muito sol. Lagarteamos tomando chimarrão, comendo vergamota e fazendo tricô, muito tricô.
As ovelhinhas cobertas de lã
Lã depois da tosa, lã coberta com lanolina
Lavando a lã com água quente, nunca fervendo
Tirando desta lavagem para o enxague em água fria


Secando ao ar livre
Cardando terminamos de limpar a lã e temos  a base para colchoados  ou para fiar.

Na roca fazemos o fio.
Com o fio pronto, tingimos. No tingimento natural usamos o nosso entorno para colorir, o verde da foto foi feito com folhas de limoeiro.  A marcela dá um amarelo muito forte e vivo. E podemos usar pinhas, cascas de pinhão (marrons), cascas de árvores (de pinheiro, tons violáceos), carqueja (um verde lindo), urucum e mais. 
Aguardando que o resfriado passe e eu volte à mil,
Deixo um abraço,
Com muito carinho,
Helô

2 comentários:

  1. Olá Helô!
    Que passeio bacana!
    Sabe, sou gaúcha, fui embora de POA aos 9 anos, para ir à Curitiba, onde morei a maior parte de minha vida, atualmente moro à 4 anos em São Paulo...
    mas como todo gaúcho, sou um pouco bairrista e gosto das coisas do RS!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que passeio lindo, adorei ter mostrado o processo com a lã. Quem será que imaginou que aquele amontoado poderia se transformar em fios tão lindos?bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!
Fico imensamente feliz com seu comentário.
Deixe seu e-mail se precisar de alguma coisa.
Volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...