sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BORDADOS E LUTO POR SANTA MARIA

Mais alguns trabalhinhos terminados. O panô de Cupcakes, sem o acabamento externo, a moldura de tecido, que já está escolhida mas falta cortar e costurar. Neste calor de 39ºC e sabe-se lá qual a sensação térmica, fica difícil sentar e costurar.  
O humbug. Este só a primeira parte foi bordada, foi rápido, mas ainda falta a segunda metade para bordar e depois montá-lo.

Estou, como todos, com o coração em luto e a mente perplexa pela perda de tantos jovens  aqui perto, em Santa Maria. Tenho certeza de que faltou responsabilidade para os que fizeram aquela arapuca, concederam alvará e disseram que havia condições para o funcionamento. Mesmo que estivesse escrito em lei ou em norma, porque não está, uma porta só e daquele tamanho para 700 pessoas saírem num momento que existe fogo, viu-se, é um ABSURDO! Imaginem mais pessoas, o dobro como testemunham alguns.
 Houve quem ateou fogo, mas tudo ali ajudaria a propagar. Mesmo após o ocorrido, diante de mais de 200 mortos, ouvimos autoridades dizer que uma única porta era o suficiente, não, não era, a morte foi por asfixia, aprendam 236 vezes não era, não é! E faziam contas para justificar o injustificável, o que era visível a qualquer leigo. Faltou efetivo para fiscalizar, o que sempre coíbe as transgressões, mas neste caso não precisava pois o lugar nem deveria estar funcionando.
 Onde o estado nosso constituído está que nem mesmo ele segue as normas e nos defende? Há falta de segurança nas ruas e  dentro dos prédios, shoppings, casas de shows e igrejas! Vivemos a insegurança!! Nossa sociedade continuará matando os seus jovens, enquanto não souber chamar para si a responsabilidade,  assumir sua ignorância e a sua índole fraca que troca vidas por lucro, que usa o estado em beneficio próprio e num circulo vicioso culpa sempre o outro por tudo, de preferência o que já morreu, o que estava ali ou não estava, o que não tem voz. 
Temos tantas leis mas são tão poucos os que as cumprem, para muitos o melhor das leis são suas brechas, ou definitivamente não cumpri-las. Acham-se espertos e contam como façanhas. Neste caso está bem claro, como todos perdem, a sociedade perde. Todos optaram por levarem uma pequena vantagem ali! No artefato pirotécnico da banda, na espuma de revestimento do teto, na carga do extintor que os bombeiros vistoriaram?!
 Agora, a dor das famílias, a comoção geral e propostas, muitas propostas. Acredito que com tantas vidas jovens arrancadas assim, teremos justiça e alguma mudança. Mas pergunto: Seria utopia querer uma mudança mais profunda? Onde fazer o que é certo e cumprir leis fosse feito por toda a sociedade sem exceções? Que penas mais duras e efetivas a todos os envolvidos servissem para afastar de vez a irresponsabilidade nas futuras iniciativas de agentes privados e públicos? 
Até breve,
Um grande abraço,
Com carinho,
Helô

2 comentários:

  1. Helô, belo texto amiga, estamos na verdade entregues à sorte. Bom final de semana e meu abraço .

    ResponderExcluir
  2. Helô querida....

    Lindo seus bordados...
    Mas, vim apoiar seu "manifesto"!!!
    Assino embaixo!

    Beijinho

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!
Fico imensamente feliz com seu comentário.
Deixe seu e-mail se precisar de alguma coisa.
Volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...